I SPAHEM 2024

I Seminário Paraense de História para o Ensino da Matemática


Programação completa



Apresentação

         O I Seminário Paraense de História para o Ensino da Matemática (I SPAHEM) e um evento promovido e organizado pelo Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM) da UFPA. Sua realização tem o apoio da Universidade Federal do Pará (UFPA) e de três programas de Pós-Graduação – Educação em Ciências e Matemáticas; Educação em Ciências e Matemática da REAMEC e do Programa de Pós-graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas. Conta, também, com o apoio da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA).

Justificativa

         Os resultados obtidos ao longo de mais de uma década de pesquisas em pesquisa em História da Matemática no Brasil (2011-2023), apontaram para um crescimento e diversidade de abordagens temáticas e métodos de pesquisa historiográfica, as relações entre a gênese e desenvolvimento dos grupos de pesquisa em História da Matemática, suas origens, transformações e as disseminações de teorias e práticas, caracterizando assim, seu crescimento, suas dimensões, seus desmembramentos e ramificações, e as redes de conexões entre pesquisadores, estudantes de mestrados e doutorados após a sua inclusão no sistema de pesquisa em História da Matemática no Brasil, conforme estabelecido por Mendes (2023).

        Identificou-se, também, que as modalidades de abordagem histórica propostas para uso didático nas aulas de Matemática, produzidas nas pesquisas não são utilizadas pelos professores de Matemática em suas aulas nas escolas públicas da Educação Básica. Como contribuição à pesquisa e ao ensino, foi criado o Centro Brasileiro de Referência em Pesquisa em História da Matemática (CREPHIMat), com arquivos digitais de anais de eventos, minicursos, dissertações, teses, livros e capítulos de livros, vídeos, softwares, aplicações e materiais didáticos diversos, para a qualificação profissional de professores e investigadores que possam explorar conhecimentos sobre História da Matemática na sua atividade docente, por meio de práticas de investigação que podem ser realizadas na formação inicial e continuada de professores de Matemática. Com o intuito ampliar e dar continuidade ao processo estabelecido em outros eventos que contemplam parcialmente esse tema, o I SPAHEM visa estimular potencialmente a exploração e uso didático formativo dos materiais armazenados no CREPHIMAT, a fim de desenvolver ações formativas em História da Matemática para o ensino que possam envolver professores da Educação Básica e do Ensino Superior relativamente ao uso da História da Matemática na formação de professores que ensinam Matemática.

        Portanto, a realização do Seminário Paraense de História para o Ensino da Matemática – SPAHEM é resultante da dinâmica acadêmica e científica, originada desde 2001 por um grupo de pesquisadores que vêm se dedicando a desenvolver suas produções científicas e didáticas para contribuir nas ações de ensino na Educação Básica e Superior, a exemplo, principalmente dos mestrados profissionais em Ensino de Matemática, iniciados em 2002, com parte de seus estudos voltados a esse campo de pesquisa para o ensino da Matemática. A esse respeito, considera-se que a realização do I SPAHEM tornou-se necessária para este momento atual, uma vez que as pesquisas realizadas sobre o tema e as produções Brasileiras voltadas ao ensino de Matemática com base no desenvolvimento histórico da Matemática têm se mostrado de extrema relevância para que se possibilite o acesso dos professores da Educação Básica e dos cursos de formação de professores que ensinam Matemática a esse tipo de produção científica e didática.

        É primeira vez que esta modalidade de seminário será realizada, posto que esse tema tem sido incluído nos seminários nacionais de História da Matemática ou em Encontros de Educação Matemática em nível local e nacional, mas que em virtude da necessidade de ampliar discussões sobre esse tema específico, em âmbito da formação inicial e continuada de professores, considerou-se relevante fazer uma discussão mais ampliada a esse respeito em âmbito específico desta modalidade de estudos e pesquisas, principalmente relacionados à região Norte do Brasil, em Belém do Pará, na UFPA.

        Assim, o I SPAHEM será realizado na Universidade Federal do Pará – UFPA, Campus Guamá, no período de 04 a 06 de dezembro de 2024, e a sua organização local será responsabilidade do Grupo de Pesquisa em Práticas Socioculturais e Educação Matemática – GPSEM, do Instituto de Educação Matemática e Científica - IEMCI/UFPA, com apoio do PPGECM; PPGDOC e PPGECEM/REAMEC, sob coordenação do Prof. Dr. Iran Abreu Mendes (IEMCI/UFPA). A UFPA, instituição que sediará o evento, é uma instituição de ensino superior consolidada, destacada no âmbito das universidades brasileiras, dispõe de uma infraestrutura física que tem abrigado diversos eventos de grande porte como, por exemplo, a reunião da SBPC de 2024, dentre outros.

E-Book com os textos do I Seminário Paraense de História para o Ensino da Matemática

      Os textos do I SPAHEM serão publicados na forma de um E-Book contendo os textos referentes às conferências, às apresentações nas mesas-redondas e às comunicações científicas e posters apresentados e selecionados para publicação. Com relação aos trabalhos referentes a poster e comunicações científicas, serão selecionados para aparecerem no E-Book aqueles que demonstrarem ter sido resultado de pesquisa na modalidade do evento e que possuam qualidade de um trabalho científico, conforme as normas estabelecidas pela comissão científica do SPAHEM. O E-Book correspondente aos anais, será disponibilizado a todos os participantes do evento e encaminhados às principais plataformas virtuais referente ao tema do evento e bibliotecas universitárias no Brasil bem como algumas no exterior após a sua organização.

Critérios para submissão de trabalhos

      Os trabalhos submetidos à Comissão Científica do I SPAHEM devem evidenciar temáticas sobre história da Matemática para o ensino da Matemática que contemplem o tema do evento. Somente serão aceitos trabalhos que contemplarem os objetivos do encontro e sendo limitados a, no máximo dois trabalhos por autor, quer seja individual ou em parceria com outro autor, no máximo dois autores por trabalho.
        As propostas deverão ser encaminhadas via e-mail até o dia 09 de novembro de 2024, pelo site https://gpsem.com.br/ispahem. A aceitação do trabalho para apresentação no evento não implica em sua publicação integral no E-Book dos anais. A Comissão Científica do I SPAHEM selecionará os trabalhos que serão publicados integralmente no E-Book. Somente serão aceitos para apreciação da Comissão Científica os trabalhos cujos autores estiverem inscritos no evento a até a data limite de inscrição e trabalhos (09/11/2024)

Inscrição e Submissão de trabalhos

       O período para inscrições de trabalhos será de 01/09/2024 até 09/11/2024. Os autores e coautores de trabalho devem fazer sua inscrição individual no evento no ato da inscrição do trabalho. A inscrição sem envio de trabalho poderá ser feita até 03 de dezembro de 2024, pagando-se a taxa única de R$50,00 para cada um dos participantes independentemente do nível de formação ou atuação profissional. As inscrições poderão ser reabertas durante o período do Seminário, caso ainda existam vagas disponíveis. As inscrições deverão ser realizadas via PIX a partir de 01/09/2024 até o encerramento do prazo previsto. O pagamento deve ser feito por meio da chave Pix (de tipo e-mail): spahem.gpsem@gmail.com, em nome de Ivonne Sánchez, Banco do Brasil. A inscrição no I SPAHEM será confirmada após o recebimento da ficha de inscrição devidamente preenchida e anexo do comprovante de pagamento via o google forms (https://forms.gle/9AJ1dybB3oCLBLGc9) até um período de três dias úteis.

      Para os participantes sem apresentação e trabalho, a correspondência deve ser encaminhada até 03/12/2024 para a secretaria do evento, de modo a garantir sua inscrição.

Templates

Texto Completo de Comunicação Oral
      O texto completo deverá ter no mínimo 12 e no máximo 15 páginas tamanho A4, fonte times new roman 12, espaçamento 1,15 entre linhas; margens superior e esquerda 3,0 e inferior e direita 2,0. devem apresentar objeto de estudo, objetivos, metodologia, referencial teórico e análises consistentes dos resultados. O texto deve conter título em negrito (em Português, em Inglês e em Espanhol), seguido do nome do(s) autor(es), filiação institucional e e-mail e Orcid; Resumo, Abstract e Resumen. O corpo do texto deve seguir as normas da ABNT.
Template Comunicação Oral

Texto Completo de Poster
      O texto completo deverá ter no mínimo 8 e no máximo 10 páginas tamanho A4, fonte times new roman 12, espaçamento 1,15 entre linhas; margens superior e esquerda 3,0 e inferior e direita 2,0. devem apresentar objeto de estudo, objetivos, metodologia, referencial teórico e análises consistentes dos resultados. O texto deve conter título em negrito (em Português, em Inglês e em Espanhol), seguido do nome do(s) autor(es), filiação institucional e e-mail e Orcid; Resumo, Abstract e Resumen. O corpo do texto deve seguir as normas da ABNT.
Template Poster