Os docentes e pesquisadores do GPSEM desenvolvem projetos em ensino, pesquisa e extensão aprovados e cadastrados na UFPA e no diretório do CNPq nas modalidades de financiamento Edital Universal e Produtividade em Pesquisa. A seguir, alguns projetos em andamento.
Título do projeto: Uma história das pesquisas em História da Matemática no Brasil: produções, disseminações e contribuições à formação de professores de Matemática.
Resumo: a pesquisa objetiva descrever e analisar como o cenário histórico, epistemológico, pedagógico e patrimonial da área de História da Matemática encontra-se configurado no Brasil de 1990 a 2018. A análise da produção gerada nas pesquisas nessa área de conhecimento permitirá apontar suas possibilidades de usos na docência, na formação e na ação dos professores de Matemática.
Coordenador: Prof. Dr. Iran Abreu Mendes
Período: 2019-2021
Título do projeto: História para o Ensino de Matemática na Formação de Professores e na Educação Básica: uma análise da produção brasileira (1997-2017).
Resumo: o projeto foca a investigação dos modos, sentidos e as modalidades de abordagem das pesquisas em História da Matemática e suas propostas para uso didático nas aulas de Matemática. O propósito central são os questionamentos: as produções em teses e dissertações em História para o ensino de Matemática, fruto da investigação empreendida em diferentes programas de Pós-graduação do Brasil são utilizadas pelos professores de Matemática em suas aulas nas escolas públicas da Educação Básica? De que modo os professores recebem as produções advindas desses estudos? As propostas metodológicas de ensino de Matemática, apoiadas nas informações históricas, são contempladas nos livros didáticos adotados nas escolas do Brasil?
Coordenador: Prof. Dr. Iran Abreu Mendes
Período: 2018-2021
Título do projeto: Histórias da Tradição na Educação: contribuições para a formação de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Resumo: a pesquisa tem como objeto de estudo as histórias da tradição da cultura amazônica e suas inserções nas práticas educativas da formação de professores dos Anos Iniciais da Educação Básica. A investigação pauta-se pela sistematização dos modos pelos quais os professores poderão utilizar as histórias para trabalhar os conteúdos escolares, ampliando o conhecimento dos estudantes a partir dos saberes tradicionais nelas expressos.
Coordenador: Prof. Dr. Carlos Aldemir Farias da Silva
Período: 2019-2021