Discutir fundamentos teóricos e metodológicos acerca das pesquisas relacionadas ao ensino de Ciências e Matemática sob um prisma epistemológico, sustentado pelos estudos relativos às práticas socioculturais e à História da Matemática com implicações na formação de professores de Ciências e Matemática.
Propor reflexões e orientações sobre os processos de formação em pesquisa, aos estudantes de Graduação (Iniciação Científica) e de Pós-graduação (Mestrado e Doutorado) e aos professores da Educação Básica, por meio de formação continuada, aperfeiçoamento, entre outros. Tais reflexões e orientações são fundamentadas nas discussões teóricas e metodológicas do GPSEM.
Planejar, executar e avaliar as pesquisas relacionadas às temáticas estudadas pelo GPSEM, tendo em vista suas contribuições à formação de professores e estudantes em todos os níveis de ensino.
Produzir e publicar artigos em periódicos, capítulos de livros e livros, bem como textos em eventos didático-científicos, originados dos estudos e pesquisas realizados pelo Grupo.
Planejar, realizar e avaliar eventos didático-científicos no âmbito dos estudos realizados pelo GPSEM.
Estabelecer parcerias em pesquisas e em projetos de ensino e extensão conjuntamente com pesquisadores de outros grupos de pesquisa do Brasil e do exterior, relacionados aos temas tratados pelo Grupo, de modo a promover intercâmbio científico com pesquisadores de instituições nacionais e internacionais.