COZZI, Andréa Lima de Souza. Vozes do rio e da mata: saberes ambientais em narrativas orais. 2021. 252 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Orientador: Prof. Dr. Carlos Aldemir Farias da Silva

Download/Visualizar (Link)


COZZI, Andréa Lima de Souza (Org.). Almanaque samaúma: saberes ambientais das ilhas sul de Belém. Belém, 2021. (O Almanaque é parte integrante da tese de doutoramento da autora apresentada no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará, área de concentração Educação em Ciências).

Download/Visualizar (Link)

Martins, Jeová Pereira. Uma linguagem geométrica singular refletida no Códice Atlântico de Leonardo da Vinci: contribuições para a geometria escola. 267 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas), Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Orientador: Prof. Dr. Iran Abreu Mendes

Download/Visualizar (Link)

Silva, Luiza Pereira da. HISTÓRIA PARA ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS BRASILEIRAS (1990 – 2018): princípios, métodos e propostas. 236 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas), Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Orientador: Prof. Dr. Iran Abreu Mendes

Download/Visualizar (Link)

Silva Neto, Benjamim Cardoso da. Criatividade didática em dissertações e teses sobre História para Ensino de Matemática. 169 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas), Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Orientador: Prof. Dr. Iran Abreu Mendes

Download/Visualizar (Link)

Machado, Edina Fialho. A epistemologia histórica cultural de Roger Chartier em teses sobre história da educação matemática no brasil (2000-2018). 256 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas), Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Orientador: Prof. Dr. Iran Abreu Mendes

Download/Visualizar (Link)

Khidir, Kaled Sulaiman. Práticas Socioculturais Quilombolas para o Ensino de Matemática: mobilizações de saberes entre Comunidade e Escola. 190 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas), Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Orientador: Prof. Dr. Iran Abreu Mendes

Download/Visualizar (Link)